terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Saúde x Educação

Carmen Sílvia Musa Lício

Que título, hein? Você deve estar estranhando, pois uma coisa não invalida a outra e devem andar juntas... Quando vejo a ênfase dos políticos em considerar a educação prioridade, esquecendo-se de falar da saúde, fico muito preocupada!

Realmente, um povo que recebe uma educação de qualidade tem mais condições de melhorar o seu nível sócio-econômico-cultural, levando o país a um maior crescimento em todos os aspectos... Só que não consigo ver a educação como prioridade, sozinha, deixando a saúde a "Deus dará".

Um povo sem saúde pode freqüentar a escola e aprender? Uma pessoa só pode pensar em aprender se tem as suas necessidades básicas atendidas, por isto instituíram a merenda escolar; para garantir que pelo menos na escola a criança tenha uma refeição que a torne capaz de prestar atenção à aula, e não ao ronco do seu estômago. Isto sem falar que criança anêmica, com vermes ou “sei lá o que mais” não consegue nem prestar atenção às aulas; muito menos aprender.

Você deve estar se perguntando:- "Para que toda esta conversa?". Acontece que há um bom tempo tem sido mostrado na mídia que os países em desenvolvimento que conseguiram “um lugar ao sol” investiram muito em educação... É é verdade, China e Portugal que o digam... Mas não consigo deixar de falar da necesidade premente de uma reestruturação da saúde em nível nacional, tanto da atenção primária (postos de saúde voltados para a saúde preventiva), da atenção secundária (clínicas de especialidade com especialistas em número suficiente para a demanda), e da atenção terciária (hospital de referência para tratamentos mais complexos, cirurgias...).

As autoridades competentes deveriam dar prioridade a uma política de atenção à saúde sem demagogia, com uma implementação à "toque de caixa", antes que esta nova geração fique com a saúde comprometida a tal ponto que não consiga estudar e apreender e, com isto, não conseguirmos mudar a nossa história.

Será que a saúde tem cura??? Esperemos que sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário