sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Vida Transformada.

Carmen Sílvia Musa Lício

Um dia, em meados de 2002, eu estava no posto de saúde onde trabalho, atendendo, como sempre. Nesta época eu era auxiliar de chefia e tentava, dentro do possível, resolver os casos mais difíceis que chegavam...

Fui procurada por um senhor de aproximadamente 60 anos, Carlos Eduardo, com suspeita de câncer de língua. Estava muito difícil conseguir uma vaga em qualquer hospital de referência, pois as portas estavam fechadas, inclusive as vagas de “câncer de boca” para o ano já estavam lotadas e estávamos ainda no mês de maio!!!

Demorei uns 20 dias, ligando para onde você possa imaginar. Enfim consegui uma “alma caridosa” que passou por cima das regras, benditas regras, e conseguiu a consulta mais rapidamente. Após a biópsia, o diagnóstico. Vinha então um novo desafio. Ele foi encaminhado para fazer radioterapia no ABC e não tinha dinheiro para a condução (2 intermunicipais e 4 municipais) e o tratamento durava 40 dias. Liguei para muitas pessoas para ver uma maneira de conseguir, e, finalmente, consegui que ele fizesse o tratamento...

Conversei muito com ele, sobre a necessidade de não mais fumar nem beber, fazer o tratamento direitinho e que, humanamente, estávamos fazendo tudo que era possível. Incentivei-o também a procurar alguma dessas igrejas que têm o dom de cura e que não lhe “cobrasse dinheiro”. E assim foi; parou de fumar e beber e fez uma campanha de oração em uma igreja.

Após a quimioterapia, sofreu uma cirurgia que retirou uma parte lateral posterior da língua. Estava muito magro e fraco; morava sozinho. Disse que a família não se importava com ele (talvez por ser alcoolista). Não me ative muito à família, pois deu para perceber que os relacionamentos familiares estavam rompidos.

Conseguiu com a assistente social do hospital onde fez a cirurgia um alimento completo que vinha em caixas tipo longa vida. Mal conseguia se alimentar, tendo sido necessário colocar uma sonda naso-gástrica por onde introduzia o líquido...
De vez em quando vinha nos procurar para lavar a sonda, que entupia devido ao líquido ser espesso. Nesta época confesso que pensei que não conseguiria superar esta fase, pois estava muito abatido, tanto física quanto emocionalmente. Isto me preocupou, pois era uma brecha para a doença evoluir... Procurei melhorar seu estado de ânimo e continuei a falar que “para Deus não há impossíveis”... Fez um tratamento de fono e conseguiu reabilitar a sua fala!!! Ficamos muito felizes. A cada vitória, comemorávamos juntos.

Perdi o contacto com ele... De vez em quando o encontrava na rua e conversávamos um pouco...

Após muito tempo veio me procurar um senhor perguntando se eu estava me lembrando dele. Olhei com atenção e vi que a sua fisionomia era familiar (o engraçado é que eu sou boa fisionomista)... Quando ele começou a falar percebi que era “o próprio, ao vivo e a cores”!!! Estava completamente mudado. Mais gordo (não obeso), corado, alegre, falante. Foi um momento inesquecível!!
Após uns 4 anos de “capítulo após capítulo” eu o via renovado, tanto fisica quanto emocionalmente!!!

Contou que estava completamente curado, com alta médica e tudo; que conseguiu, através daquela assistente social, uma aposentadoria de um salário mínimo que dava para os seus gastos pessoais. Então me falou que, através de um amigo, pela internet, reencontrou um irmão que tinha “ se perdido pela vida e pelo mundo” há mais de 20 anos, que estava morando com a família em Curitiba e que já fora visitá-lo!

E tem mais, conseguiu o bilhete de passagem gratuita, tanto para sua locomoção dentro da cidade de São Paulo, como inter-municipal e, pasmem, inter-estadual. Começou a viajar para outros lugares, começando por Curitiba para rever o irmão e conhecer seus sobrinhos...
Tirou muitas fotos, que mostrou com um misto de satisfação e orgulho... Emprestou até um DVD onde está a sua viagem de trem a Paranaguá, com a família do irmão.

Depois pegou “o vício” e começou a viajar por aí, indo para Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória... Como não tem dinheiro para pagar algum lugar para pernoitar, viaja à noite, enquanto dorme; passa o dia conhecendo o local e volta à noite para São Paulo. Foi assim que acabou conhecendo o Rio de Janeiro, pois não tinha passagem gratuita na noite seguinte para regressar de Belo Horizonte à “terra da garoa”. Acabou conseguindo uma passagem para o Rio de Janeiro, e embarcou!

Sempre que volta de suas viagens vem me trazer as fotos para eu “conhecer o local”. Como a máquina de fotografia é emprestada do irmão, dei uma câmara fotográfica que eu tinha “no fundo do baú”. Ele demonstrou muita alegria e disse que agora está para ir à Blumenau e que me trará umas fotos tiradas com sua nova máquina... Pedi para tirar uma foto dele lá.

Não é uma vitória??? Aliás, muitas vitórias, algumas até inimagináveis!!! Deixou de beber, de fumar, foi curado, restaurou o relacionamento com o irmão há muito perdido, tem seu sustento garantido, está conhecendo o Brasil, está com a cabeça mudada, com uma qualidade de vida muito melhor, com uma melhor auto-estima, com saúde e com um conhecimento pessoal de Deus e Seu poder que transpira por todos os poros!!! Vive sorrindo, alegre! Tem muitos planos de viagens...

Ele acaba sendo um “troféu ambulante” de como as pessoas, com alguma ajuda, podem ser transformadas...
Com o tempo espero que possa restaurar o relacionamento familiar com seus filhos... Aí, sim, vai ser a vitória total !!!

4 comentários:

  1. Vc já havia postado isso... mas emociona do mesmo jeito!

    ResponderExcluir
  2. querida, amo o que vc escreve, parabéns viu, bjos no seu coração.

    ResponderExcluir
  3. Rubinho:

    Este blog aqui é para eu repassar as minha crônicas lá do meu outro site, pois lá é mais difícil chegar...rssss

    Mas tenho postado as mais recentes lá...

    abçs

    ResponderExcluir
  4. Inside me:

    que bom que você gosta dos meus escritos!!!

    Espero contar com a sua leitura sempre... verdade!

    bjs

    ResponderExcluir