sexta-feira, 8 de abril de 2011

Alôôô! Dr Malta?

Carmen Sílvia Musa Lício

Era um dia de trabalho bastante difícil!!! Eu era auxiliar de chefia no Posto de Saúde dr. Malta Cardoso, nos idos de 1990 e poucos. Estava na sala da chefia tentando resolver vários problemas ao mesmo tempo, como sempre, para "ontem"...

Então tocou o telefone, eu atendi, e do outro lado:- "Alô! Gostaria de falar com o dr Malta Cardoso".

Pensei que talvez fosse um trote, mas educadamente perguntei quem era, e ela respondeu:-" É uma amiga dele" Eu perguntei há quanto tempo ela não o via (pois o posto foi inaugurado há mais de 20 anos atrás) Ela completou:-"Faz muito tempo que não falo com ele; encontrei o seu telefone na lista telefônica e resolvi ligar". Então eu respondi que deveria fazer "muiiito tempo", e a minha chefe, dra Marília, intrigada, ficou a escutar a minha conversa. Esclareci que agora era um posto de saúde e que tinha o seu nome e que só davam nomes para ruas, postos de saúde, escolas, depois que a pessoa havia morrido.

Tentei não ser irônica, pois percebi que a voz deveria ser de uma senhora bastante idosa, mas como ela insistia muito em falar com ele, apesar das minhas explicações, eu respondi:-"Só se a senhora for a um centro espírita, afinal ele morreu há mais de 20 anos!!!"

A mulher ficou muito sem graça, desculpou-se e desligou o telefone. Minha chefe ria muito e dizia:-"Você é louca??? Como dá uma notícia dessas, assim, desta maneira? A velhinha pode infartar..."

Eu confesso que tentei prepara-la para a notícia, mas ela não queria entender...

E eu? Não resisti à tentação de fazer um pouco de humor negro!!!

2 comentários: